Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Atrás da Baliza Grande

Aqui só se fala do Benfica, Sport Lisboa e Benfica!

Atrás da Baliza Grande

Aqui só se fala do Benfica, Sport Lisboa e Benfica!

A SuperLiga Europeia

20.04.21, Pinheirinho

download.jpg

 

A SuperLiga Europeia, a inimiga do futebol dizem uns, a Liga do dinheiro, dizem outros, uma liga fechada, sem méritos, dizem outros da sua lata sabedoria.

Mas o que é ao certo? Porquê agora? Quais os clubes envolvidos? 

Simples, 12 dos maiores e mais representativos clubes da Europa e do mundo, porquê? Porque está lá, Real Madrid, Barcelona, Juventus, AC Milão, Inter de Milão, Liverpool, Manchester Utd e Manchester City e Arsenal, aos quais se juntam ainda, Chelsea, Totenham e Atlético de Madrid.

E o que querem estes clubes? 

Na verdade esta liga é mais um grito de socorro a uma organização que controla todo o futebol a nível europeu, uma organização criticada por muitos, apelidando a mesma de Máfia, mas que agora que 12 clubes se rebelam contra a mesma, passaram a ser esses clubes o mal do futebol. Sejamos honestos, estes clubes querem uma liga dos campeões diferente de formato, mais justa para todos, mas a nova champions a entrar em 2024/2025 é uma anedota, um gozo aos clubes, grupos de 9 equipas com 8 jogos na fase de grupos, 4 jogos em casa e 4 jogos fora, em nada é benéfico para ninguém.

Estranho mais serem apenas 12 clubes e não serem muitos mais, mas a UEFA e a FIFA foram lestas a criar sanções a clubes e jogadores, como se estes, os jogadores, fossem os responsáveis, proibindo os mesmos de ir a selecções e campeonatos do mundo e europeus se jogarem nessa outra liga, mas os mesmos têm contratos que podem eles fazer?

A meu ver a UEFA está a comportar-se como se fosse Deus, o todo poderoso líder que põe e dispõe a seu belo prazer, abrindo os seus tentáculos e destruindo quem contra ele está.

Mas eu pergunto, e se estas e outras equipas não pagassem as taxas obrigatórias de inscrição nas competições europeias? E como tal se juntassem depois e fizessem um torneio amigável a jogar todas as quartas feiras entre elas, a UEFA poderia proibir isto como?

Que motivos teria a UEFA de proibir uma competição amigável entre clubes?

Eu digo, nenhuns, não pode, a UEFA não pode proibir que uma equipa faça amigáveis, como tal, como pode ela proibir que equipas que não queiram participar na Champions League ou Liga Europa?

Não pode, nenhuma equipa é obrigada a se inscrever para as provas europeias, como tal não pode ser proibida se no seu tempo livre decide jogar um amigável, ou fazer um torneio amigável!

Esta SuperLiga ainda fará correr muita tinta, creio ser mais um braço de ferro entre clubes e a toda poderosa UEFA e FIFA, mas lembro, que muitos campeonatos nacionais e Troféus internacionais nasceram à revelia das instituições, que a primeira taça dos campeões europeus começou por convite, não por mérito, lembrar que o representante português da mesma foi o Sporting, mas o campeão português em titulo era o Benfica!

Sejamos honestos, gostava que o Benfica fosse um dos 15 fundadores, o Benfica é um gigante europeu merecia estar nesse grupo restrito, assim como o Bayern de Munique e o Ajax!